Primeiro...

Primeiro a atitude mental adequada. Depois a escuta interior acertada.
Primeiro a formulação adequada dos pensamentos, depois a observação das coincidências.
Primeiro a decisão de avançar, depois as situações a estruturarem-se.
Primeiro a necessidade de mudar, depois a vontade de tranformar.
Primeiro a curiosidade em se descobrir, depois a alegria em se conhecer.

in Estar Consciente das Coincidências de Christiane Águas

17 de agosto de 2011

Os Homens que Odeiam as Mulheres de Stieg Larsson

Um dos melhores livros de sempre! Há muito que não lia um livro tão rapidamente como aconteceu desta vez. Será apenas da disponibilidade de tempo que agora tenho, ou será por o livro ser mesmo envolvente e viciante?

Quando comecei a ler, o que me chamou primeiro à atenção foi o facto de a história se passar na Suécia. Normalmente as histórias passam-se nos Estados Unidos, em Inglaterra, em Portugal (claro) talvez ainda em França, África ou China (que em tempo esteve na moda), mas Suécia? Não esperava por esta! O título também me levou a levar a pensar que ia estar perante uma romance, especialmente porque me foi recomendado por uma amiga que eu não imaginava que tinha ‘queda’ para policiais! Mas é verdade, um grande policial aliás.
Deixo-vos a sinopse deste volume, o primeiro da trilogia, e espero que um dia deste escreva a sinopse dos restantes volumes.

Os Homens Que Odeiam as Mulheres
Sinopse
O jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstrom e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.

Gostei particularmente da edição em Livro de Bolso!

Ano de edição ou reimpressão: 2011; Editor: BIS; Páginas: 576

2 comentários:

Anónimo disse...

O Livro é mesmo viciante e envolvente! Nem sei como é que tu conseguiste ler outro livro pelo meio...eu mal acabei o primeiro tratei logo de arranjar os outros dois e em 15 dias tinha a triologia lida...também vais gostar muito dos outros dois...eu ainda gostei mais do que o primeiro! Só tive pena porque chegas ao fim do terceiro e ficas a querer mais...
Beijo

Anónimo disse...

By the way, vai estrear no cinema uma adaptação americana do livro...já existia uma adaptação sueca da triologia, mas eu vi e não vale nada...