Primeiro...

Primeiro a atitude mental adequada. Depois a escuta interior acertada.
Primeiro a formulação adequada dos pensamentos, depois a observação das coincidências.
Primeiro a decisão de avançar, depois as situações a estruturarem-se.
Primeiro a necessidade de mudar, depois a vontade de tranformar.
Primeiro a curiosidade em se descobrir, depois a alegria em se conhecer.

in Estar Consciente das Coincidências de Christiane Águas

28 de novembro de 2009

Verónica Decide Morrer de Paulo Coelho

image

Sempre acreditei que cada livro deve ser lido numa altura/idade própria. Não só pelo modo como encaramos e absorvemos toda a história, mas também porque os nossos gostos vão mudando.

Quando tinha os meus 13, 14, 15 anos ‘devorei’ quase toda a colecção de Paulo Coelho. Comecei pelo Alquimista, passei pelo Diário de um Mago, Monte Cinco, Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei, A Senhorita Prim, Brida…enfim, sei que, na altura, apenas me faltava ler As Valquírias para ter toda a colecção! Mas foi Verónica Decide Morrer que mais me marcou. É sabido que os livros de Paulo Coelho apelam à espiritualidade, e nos fazem reflectir sobre diversos assuntos. Recordo que n’O Alquimista a personagem ia à descoberta de si própria e falava dos assuntos da alma; no Diário de um Mago, Paulo Coelho falava do seu percurso espiritual no caminho francês de Santiago de Compostela; em Brida lidamos com uma jovem que anseia tornar-se bruxa, e somos rodeados de magos nas florestas, bruxas e vivências de vidas passadas; e em Monte Cinco somos confrontados com a importância da permanência do sentimento de esperança nas nossas vidas.

Em Verónica Decide Morrer somos confrontados com a morte, o suicídio, o desespero. Verónica ao tentar o suicídio, mas sem sucesso, vê-se internada num hospital psiquiátrico onde muitos outros jovens esquizofrénicos se encontram. Conta-nos a vida de cada um, e de como cada um deles é feliz na sua ‘loucura’. Talvez por isso tenho sido marcante: podemos ser loucos e felizes, mesmo que sejamos ‘etiquetados’ pela nossa loucura.

Quando alguém quer uma coisa, todo o Universo conspira para que possa realizá-la.

(em O Alquimista)

Classificação: Romance

Ano de edição ou reimpressão: 2000; Editor: Pergaminho; Encadernação: Capa mole; Páginas: 248

4 comentários:

Tinkerbell disse...

é um autor que consegue me surprennder comecei com zahir, dp a bruxa de portobello e agora o alquimista!

fiquei interessada em ler brida!

bjs**

Anónimo disse...

Embora só ainda tenho lido o Zahir, Onze Minutos e Brida, as historias destes livros são realmente muito boas e a escrita muito próxima de nós, que misturado com a dose certa de misticidade e religião, acaba por nos envolver de uma forma que poucos livros conseguem.

Onze Minutos é um livro com uma historia bastante intensa e foca um tema muito complicado, mas o Zahir foi o livro até a data que mais gostei de ler, e dando uso as tuas palavras talvez seja o meu "livro de eleição", porque em parte me revi um pouco na historia. Fez-me passar a ver tudo de outra forma. Acho que ias gostar de os ler!

Um beijo

Leonor disse...

Obrigada pela sugestão. Sendo assim vou pedir ao 'Pai Natal'!

E obrigada pelo vosso interesse, tempo e contribuição ao blog. É sempre bom saber que alguém nos 'visita'.

Beijinho.

EUZINHA disse...

Verónica decide morrer foi o livro de Paulo Coelho que mais me marcou.
Ensinou-me o valor da vida, está no valor que nós lhe atribuimos e que esse valor depende da forma como vivemos cada dia intensamente,valorizamos cada hora, aproveitamos cada minuto e vivemos cada segundo que já passou com todo amor do mundo...

Aconselho vivamente este livro.
P.S. Contudo todos os outros são maravilhosos, um que também gostei muito foi o «MONTE DE CINCO»