Sem sombra de dúvida um dos melhores livros de sempre sobre a idade média. Escrito por um autor de policiais, este livro leva-nos até à Inglaterra do século XII. Fala-nos da corrupção na Igreja, do sofrimento prolongado das pessoas, tendo por cenário a construção duma catedral.
Tudo gira à volta de um pedreiro que tem o sonho construir a maior catedral de sempre. É no priorado do prior Philip, que vê a grande oportunidade de realizar o seu sonhos. As vidas paralelas de Philip (o prior), Tom (o pedreiro) e Aliena, vão-se cruzando e construindo este magnífico livro. Ao longo dos anos de construção da catedral, Philip e Tom são constantemente incomodados pelo bispo de Kingsbird e por William, um terrível e temido amigo do bispo. Ambos dão mostras de falta de carácter, de sentimentos de vingança e malvadez, pondo o ganância e o poder acima de qualquer coisa, inclusive dos valores eclesiásticos.
Ao longo do livro, vamo-nos apercebendo de como a corrupção, o egoísmo e a vingança estão acima da fé, sendo especialmente chocante o facto de estes sentimentos advirem de homens de fé. A par disso, vamos acompanhando a construção da catedral, e apercebendo-nos de como os métodos para a construção da mesma forma evoluindo.
Este é sem dúvida, um livro a recomendar!!!
Classificação: Romance
Ano de reimpressão: 2007; Editor: Editorial Presença; Encadernação: Capa mole; Número de Páginas: 608
1 comentário:
Genialmente bom! Fiquei agarrada do princípio ao fim e ainda mais no World with no End, a sequela. Aconselho a TODOS!
Enviar um comentário