Primeiro...

Primeiro a atitude mental adequada. Depois a escuta interior acertada.
Primeiro a formulação adequada dos pensamentos, depois a observação das coincidências.
Primeiro a decisão de avançar, depois as situações a estruturarem-se.
Primeiro a necessidade de mudar, depois a vontade de tranformar.
Primeiro a curiosidade em se descobrir, depois a alegria em se conhecer.

in Estar Consciente das Coincidências de Christiane Águas

27 de maio de 2009

Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago

Prémio Nobel de Literatura em 1998

O que mais me fascina nos livros deste senhor, é que ele escreve sobre factos reais à escala mundial. Neste livro, em vez de apenas um grupo de Homens ser cego, é o mundo inteiro excepto uma única mulher. É uma visão completamente diferente da real, mas de modo realista. Há quem diga que a sua escrita é de difícil leitura. Confesso que não notei essa dificuldade. Das duas uma: ou ele de facto escreve bem, ou eu não sei ler. Mas, cada um é livre de expressar a sua opinião, por isso somos seres diferentes. É da diferença humana que o livro nos fala: de um lado temos os criminosos de sempre, que nos atormentam e despertam em nós sentimento menos humanos; e do outro aqueles que nos dão a mão, que fazem ver como a nossa vida é boa, cheia de esperança e alegria.
Sinopse
Uma cidade é devastada por uma epidemia instantânea de "cegueira branca". Face a este surto misterioso, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados pelas autoridades governamentais em quarentena, num hospital abandonado. Cada dia que passa aparecem mais pacientes, e esta recém-criada "sociedade de cegos" entra em colapso. Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis. Há, porém, uma testemunha ocular a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanha o seu marido cego para o asilo. Ali, mantendo o seu segredo, ela guia sete desconhecidos que se tornam, na sua essência, numa família. Ela leva-os para fora da quarentena em direcção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso. A viagem destes é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana, abrindo-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano.
fonte: www.wook.pt
Um livro, que na minha opinião, leva o nosso pensamento mais além! Vale a pena!
Classificação: Romance
Colecção: Campo da Palavra
Ano de reimpressão: 2008; Editor: Editorial Caminho; Encadernação: Capa mole; Número de Páginas: 312

24 de maio de 2009

Um Capricho da Natureza de Nadine Gordimer

Prémio Nobel de Literatura em 1991
9789722007115_1229691822


Dei início a leitura deste livro, mas ao fim de um mês ainda nem 100 páginas tinha lido. Como não me cativou o suficiente, voltei a pô-lo na prateleira. Pode ser que daqui a uns anos, ou meses até, o espírito para o ler seja diferente. Cada livro tem a sua época!



Sinopse
Ninguém poderia ter previsto o papel que Hillela iria desempenhar no destino do seu país. Para alguns ela fora apenas uma adolescente que criava problemas. Outros tinham-na amado, ou haviam-na considerado uma oportunista e uma aventureira. Como decidir se apenas se tratava de uma inocente, que tão-só tentava sobreviver, ou de alguém determinantemente em busca do poder, e visando obtê-lo sem usar as mortíferas "vantagens" decorrentes da circunstância de ter nascido na África do Sul e de ser branca?
Classificação: Romance
Ano de reimpressão: 2003; Editora: Dom Quixote;  Encadernação: Capa Mole; Número de Páginas: 400